sábado, janeiro 29, 2011

A Rabeca de seu Nelson dos Santos



Seu Nelson é ‘um’ dentre poucos que perseveram e se glorificam, aos trancos e barrancos da realidade existencial brasileira, exclusivamente dos dons, do que a vida pudera lhe ensinar. Um capinheiro da cana de açúcar: “do corte Se fosse cana crua eu voltava melado, todo cheio de pelo. E quando era queimada ainda era pior. Precisava tomar dois, três banhos para sair o carvão quando chegava em casa*”. Encontrou um acordeom em seu caminho, que furou o fole, e ele, na força que a vontade tem, - já que houvera decidido ser artista popular, cantarolando para gringos na beira da praia. - construiu uma rabeca, - inspirado num violino que vira na televisão. - e a rabeca transformou a vida desse cidadão simpático, um poeta expoente, até então analfabeto, hoje reconhecido mundialmente, com sua querida esposa Benedita, dão aos dez filhos que tiveram o exemplo de que a perseverança vale a pena ! Ah, seu Nelson, suas rabeca ainda têm muita estória pra contar, já fazem parte da história do nosso Estado, já é um símbolo da nossa Cultura Popular.

* http://globoruraltv.globo.com/GRural/0,27062,LTO0-4370-343146-1,00.html

LCB_2010out25

Um comentário:

  1. Os comentários abaixo foram postados no blog de Lula Castello Branco em http://ojornalweb.com.br . Reproduzidos aqui.

    #

    Profª Rose Mary de Araújo disse:
    30/01/2011 às 12:10

    Lula, procure saber quantos alunos o Mestre Nelson ensinou a fazer rabeca, na Fundação Cultural do Município de Maceió e você constatará a multiplicação de talentos que ele monitorou.Eu mesma construí 3 rabecas e estou aprendendo a tocá-la com o próprio Mestre. Sempre o admirei e acompanho a sua trajétória de escolhido Divino. Ele é um ser humano exemplar, a exemplo de Maomé – analfabeto – tornou-se Mestre na arte da rabeca.Muitos são os escolhidos, poucos são os agraciados por Deus. Obrigada aos Drs. Sérgio Jucá e Márcio Guedes – homens de justiça – por esta oportunidade ímpar em minha vida!

    #

    Lula castello Branco Lula castello Branco disse:
    31/01/2011 às 21:18

    Pude estar durante uma semana inteirinha em companhia do mestre Nelson, na produção do CD ‘Segredo das Árvores’, inclusive o Cd que tenho consegui o autógrafo dos dois (dele e da dona Benedita). A simpatia do seu Nelson não tem início nem fim. Seu instrumento é ‘barulhento’, mas sua alma transborda de um silêncio universal, com ele não há mal tempo. Essas fotos foram captadas durante o Curso na FCMM, fico feliz por Vc. Abraço.

    ResponderExcluir

Para entrar em contato com o autor: poemidia@hotmail.com ou (82)9602.2222