sábado, novembro 26, 2011

Serra da Barriga / Dia da Consciência Negra


Tive de repente a impressão de sentir a presença de Zumbi, tamanha felicidade da aura imaculada naquele lugar. Quando diante a escultura do grande mártir da luta contra o escravismo no Brasil, tendo ao seu lado uma pequena ancestral, herdeira da liberdade conquistada. - Zumbi vive ! - Na Serra da Barriga, berço da resistência negra, o maior, mais duradouro e mais organizado quilombo das Américas, onde viveram mais de 30 mil pessoas, por quase um Século. Até que, em 1695, o Quilombo dos Palmares foi dizimado e Zumbi assassinado no mesmo ano. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1986, como Patrimônio Histórico.

Eis a que estamos aqui, mais de 400 anos depois, assistindo o movimento da resistência que persiste, com o sangue pulsante, do DNA dos rebeldes que insurgiram essa nobre causa. Está estampado nas feições, nos perfis, na cultura, na religião e na voz desse povo guerreiro; outrora em navios negreiros, engaiolados, sofridos e humilhados, trazidos na marra para o trabalho escravo. No passado, aqui no topo dessa montanha, estrategicamente, encontraram o refúgio e hoje a paz e o amor. 

“Neste cenário original da luta, em 2007, foi construído o Parque Memorial Quilombo dos Palmares – uma espécie de maquete viva, em tamanho natural, instalada em um platô, no alto da Serra, para onde milhares de pessoas acorrem, principalmente, em 20 de novembro (Assassinato de Zumbi), quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra” (serradabarriga.palmares.gov.br/?page_id= 96)

LCB_2011nov20