terça-feira, fevereiro 09, 2010

Sobrevivendo

Sequência de fotos: Claudia Galvão (http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vEditoria=Pol%EDcia&vCod=72963)

Sinto-me obrigado a esclarecer sobre a agressão que sofri no dia 25 de setmbro de 2009, pela manhã, na porta do Fórum de Maceió. Eu, como Repórter Fotográfico, representando o O Jornal e vários outros companheiros de outras Mídias, esperávamos um grupo de pessoas que haviam sido presas em Olho D’Água das Flores, quando chegou um ônibus. Todos nós da Imprensa corremos para registrar a chegada, só que essa gente que acabara de descer do ônibus não eram os que esperávamos; eram detentos reeducandos que iam depor na 17ª vara. Mas até então nada sabíamos e começamos a filmar, fotografar e os repórteres a fazer as perguntas, as rádios entraram ao vivo, enquanto, em fila o grupo se dirigiu para o Fórum. Acocorei junto ao muro a fim de pegar uma perspectiva da fila, o agressor (Genival Vieira da Silva), de camisa escura listada na vertical, estava escondido por trás de outro detento, da camisa amarela, já com a intenção da agressão, quando de repente, percebi um vulto em minha direção, só tive tempo de inclinar meu corpo um pouco mais para baixo, antes de ser atingido por um forte chute, que vinha na direção da câmara que estava colada em meu rosto, a esquiva que dei foi o suficiente para não ser atingido de cheio. Nada tive, nem a câmara. Eles continuaram, em fila, a caminho pro Fórum, levantei-me e olhei se a câmara tinha sofrido algum dano, vi que não, então corri e ainda os alcancei, registrei o resto da passagem deles até a entrada no Fórum. O comandante da operação policial que os acompanhavam me procurou, disse que o Juiz havia ficado indignado com o acontecido, e confirmou que o detento iria à delegacia para prestar a Ocorrência da agressão, em pouco tempo os sites e as rádios que ali estavam já haviam divulgado o fato, recebi ligação do Editor do O Jornal, Deraldo Francisco, do Sindicato dos Jornalistas na pessoa do Mineirinho, do sub-secretário de Comunicação do Estado, meu irmão, Mário Lima, vários familiares e amigos.

São coisas do Ofício, não sou o primeiro jornalista atingido por bandidos e é notório o quanto somos odiados pelos infratores. Todos que de algum modo estão envolvidos em algum tipo de crime, corrupção, agressão física, enfim, todos os bandidos detestam ter suas imagens divulgadas como tais. Temos a obrigação de registrar, nossa função social é essa: captar o flagrante. É claro que ninguém gosta de ser agredido, nem eu. Fica aquela angústia carcomendo nosso interior, sobra uma dúvida replicante, sobre essa função de Repórter Fotográfico (Cinematográfico): ninguém gosta de aparecer no jornal como ‘bandido’, mas o cara é um bandido, lamento pelos inocentes, mas muitos dos crimes desses bandidos vêm à tona quando suas imagens são divulgadas. Chego a sentir-me culpado, chego a achar que essa profissão é por demais mal visada. Pois somos os representantes da informação mais clara, mais verdadeira, mais plena de realidade, sem menosprezar os repórteres que compõem o texto (pois por mais precisa que seja uma descrição física de um personagem, nunca terá mais exatidão do perfil quanto na imagem), e isso nos transforma no terror dessa bandidagem. Quer sejam os ‘gabirus’ ou os ‘taturanas’, ou bandidos fardados, ou quer sejam bandidos pé-de-chinelo, que praticam pequenos furtos, quer sejam gangs fortemente armadas que assaltam bancos e condomínios e seqüestram, enfim, pra nós não importa, pois temos a função de retratar, seja quem for, como também fotografamos atletas, populares, políticos e doutores, artistas, poetas, cidade, prédios, movimentos, flagramos ações e situações; enfim, por onde passar um rasto de luz e lá esteja nossa 'pauta'...

Estamos sempre na linha de frente da batalha, somos os abre-alas, a infantaria, dessa orquestra regida pela força de vontade, dessa força que flui da necessidade que a sociedade tem de saber dos fatos que ocorrem em seu cotidiano. Somos um batalhão em que se consiste a tarefa maior de olhar de frente o olho-do-furacão, de peito e cara abertos, representantes do valor histórico dos acontecimentos dessa evolução a que vivenciamos, encaramos os entraves com coragem e ação, aos trancos e barrancos, conduzindo câmaras que captam a realidade, como denominam a Fotografia (escrita da luz) o povo oriental: Sha-shin, que significa 'reflexo da realidade'.

Triste, um pouco deprimido, ergo-me e vou adiante, seguro de minhas expectativas, ciente dos entraves, pleno de amor pelo que faço, dar continuidade a saga existencial dos que compõem a gleba que mantém acesa a chama da informação. Obrigado a todos que me apoiaram, me apóiam e estarão comigo, pro que der e vier.

LCB_27set2009

Crianças nos semáforos


Cena comum no cotidiano das ruas de Maceió, uma criança trabalhando no semáforo. Para seu universo lúdico tudo é diversão, mas para a realidade do Estado são dados negativos que entristecem e envergonham. Lugar de criança é na escola estudando, em casa com a família ou entre amigos brincando.

LCB_15fev2006