sábado, maio 01, 2010

Acesso restrito

Barrado pro baile.

Mas que vexame ! Após toda cobertura do Campeonato Alagoano de Futebol, cobrindo praticamente todas as rodadas, nos vem a ACDA (Associação dos Cronistas Desportivos de Alagoas), na partida final, nos impedir do cumprimento do dever. – Tivessem feito isso no princípio do Campeonato ! – Além do mais eu não faço parte dessa elite de ‘cronistas’, sou um simples repórter fotográfico, um jornalista. Tenho minha obrigação para com a Sociedade Civil ! E não sei por que sou obrigado ter uma ‘carteirinha’ de cronista, que não sou, ou se sou, ali estou como Foto-jornalista, minhas crônicas então serão escritas através de flagrantes em movimento, de momentos expressos em luz e sombra envoltos ao contraste das cores, em linhas e pontos de luz, expressões, ângulos e aberturas, foco. Uma ínfima e absoluta relação do raciocínio abstrato da concepção do quadro a se compor com o dedo indicador direito, além das técnicas aplicadas à companheira câmara. Poder-se-ia então, criar uma “Carteira Deliberativa de Acesso aos Campos de Futebol de Alagoas”, deste modo seria realmente até mais estimulante adquirir uma. Sinceramente, aos cronistas cabem suas ‘carteirinhas’, apenas a eles – ou não são uma Classe ? – Não é estimulante, para mim, associar a uma instituição qualquer relevada à outra qualquer digna Classe, acho mesmo que para a própria categoria, a própria profissão, não é interessante essa vulgarização da ‘carteirinha’, pois essa ‘carteirinha’ de algum modo é nossa identidade.

Impedir que um jornalista exerça sua função, ou até mesmo, como foi o caso, apenas tornando a relação um pouco mais dificultosa, limitando acessos, acho que é um dos mil e um casos a se discutir em nossas profissões de comunicadores. Como pode ?!!! Um companheiro de batente, que conhece todas as nossas dificuldades, nossa humilde condição de vida, essa ralação cotidiana da imprensa pulsante presente em tudo que cheire notícia. À Imprensa cabe a responsabilidade de traduzir os fatos, com a máxima fidelidade de dados, ao Público Civil, o que nos remete à Formadores de Opinião. – Esse negócio desse povo do jurídico, legislativo e poderes afins brasileiros querer desclassificar a profissão de Jornalista é pura ação da trogloditagem bandida e corrupta, que tenta de todas as formas calar-nos !… – Refletindo o fato de terem barrado a todos os Jornalistas, não credenciados com as tais carteirinhas ACDA, sabendo que durante todo o campeonato ouve a liberação, pergunto-me por quê ?, apenas na partida final essa atitude tão impiedosa ? Porque não o fizeram logo no início ? Todos já estaríamos, com certeza, filiados a essa tão digna categoria de cronistas. Mas o mais cruel disso tudo é impedir o desenvolvimento de um trabalho jornalístico. Sinceramente julgo culpado um caráter perverso, uma atitude covarde. À mim um sentimento múltiplo de indignação e humilhação. Desculpe-me, Sr. Jorge Moraes, presidente da ACDA, mas o que me dói é o castigo ! Sinto-me humilhado por não ter ainda procurado a ACDA para associar-me, já que sabia dessa obrigação de possuir uma carteirinha da ACDA, lamento, mas realmente nunca me senti obrigado a tal associação. Sou associado/filiado ao Sindicato dos Jornalistas do Estado de Alagoas, vinculado à Federação Nacional dos Jornalistas, e como jornalista, talvez iludido, pensava ter livre acesso a esses tipos de coberturas. Mas vejo que meu Sindicato parece estar cada vez mais longe de mim, e eu terei de me render a não querer ser o que não sou e passar a ser, também, mais um Cronista Desportivo do Estado de Alagoas. – Mas que besteira ! – Tudo isso mais parece brincadeirinha de menino levado. Nada mais.

LCB_01mai2010

2 comentários:

  1. Os comentários abaixo foram postados no blog de Lula Castello Branco em http://ojornalweb.com.br . Reproduzidos aqui.

    #

    Odilon Rios disse:
    03/05/2010 às 18:34

    Parabéns Lula pelo texto e pela posição. De fato, em um estado tão pequeno o nosso, a gente se conhece o suficiente para que entremos nos lugares sem estas carteirinhas de acesso livre. Abraços e solidariedade ao jornalista.

    #

    Flávio Mineirinho disse:
    03/05/2010 às 19:49

    Companheiro Lula, o asunto já faz parte da pauta da reunião do Sindicato dos Jornalista desta segunda-feira. Estamos juntos!

    #

    Ivan Nunes disse:
    06/05/2010 às 13:39

    Lula, simpatia!

    Fui surpreendido pela norma baixada pela cúpula da ACDA, amigo, quando me pediram a carteirinha. Parlamentei com Jorge Moraes, e em meio a discussão, fui mal interpretado pelo nosso intrépido presidente.
    Mas, testemunhei alguns, serem literalmente orientados a ficarem de fora da festa do titulo alagoano.

    Me senti impotente diante de tamanha resistência do presidente Moraes. Em meio a discussão fui alvo de uma outra pessoa estranha a nossa conversa (eu e seu Jorge) e justifiquei a ele que escrevia para a Gazeta, falei como comentarista convidado da estação de rádio que ele dividia naquele momento a bancada com o narrador Oliveira, saimos da cabine, entramos e nada.

    Dai, o silêncio habitou-se no meio. Nos olhamos, apertei a mão do presidente no seu ouvido sussurei com um pedido de desculpas, quando já não mais acreditava em participar registrando fotograficamente a festa.

    Ponderei o mesmo que o amigo. Por que a instituição ACDA num tornou mais “para todos” aquele comunicado. Fui interpelado e até exortado por que não lia o site da ACDA.

    Faltavam poucos minutos para a bola rolar. E em meio aquele momento de humilhação e outros pensamentos, Jorge Moraes reconheceu que o amigo dele de longa data atua no jornalismo alagoano e no radio de minha região.

    Pelo telefone, ele autorizou ao rapaz, a liberação do jaleco. Alívio, frustração, conquista e realização. Em meio as lágrimas meu colega, acredita nisso, eu agradeci ao camarada Jorge e agarrados recebi um beijo na buxecha que me consolou.

    Feito menino que ganha alforria do pai para participar da festa, me dirigi ao WC, lavei a cara misturada as lágrimas e segui para cumprir minha pauta, postada no blogapalavra.com

    -êita seu Jorge, fiquei tão esfuziante com o jogo que trouxe o jaleco pra casa!

    Mas, estarei me credenciando junto a instituição para evitar tamanho vexame, incompreensão momentânea, decepção.

    Como dizia o poeta: “respeito muito minha lágrimas, mas, muito mais minha risadas”. Caetano Veloso – Vaca profana.

    Solidariedade companheiro, é o que posso dizer-te nesse momento de um cara que sentiu as mesmas agruras naquela tarde de sábado.

    Ivan Nunes – jornalista e radialista

    #

    Ivan Nunes disse:
    06/05/2010 às 13:44

    PS

    “Respeito muito minhas lágrimas, mas, muito mais, minhas risadas”, ok amizade?

    Ivan Nunes

    ResponderExcluir
  2. Os comentários abaixo foram postados no blog de Lula Castello Branco em http://ojornalweb.com.br . Reproduzidos aqui.

    #

    Lula Castelo Branco disse:
    06/05/2010 às 17:10

    Obrigado, companheiros. Foi uma tarde muito triste, sim, meu queridíssimo Ivan, por um momento deu-me um nó na garganta, pois é tanta minha vontade de trabalhar, percebi a distância que fiquei das jogadas, mas tive bons momentos ali junta à torcida. No final cheguei a entrar na cabine onde estava o presidente da ACDA, ele estava de costas, respirei profundamente num único lamento e vim para Maceió confuso… Cheio de indignações. Fico muito feliz com vossa visita pelo meu blog. Feliz também pelo Odilon e pelo Mineirinho. Obrigado companheiros, abraços.

    #

    João Carlos disse:
    18/05/2010 às 10:22

    Esse cidadão repuguinante, Jorge Morais, está mamando nas tetas da instituição “pilantropica” de Maceió mais conhecida de todas. Desde quando esse cara foi assessor de João Sampaio, quando era prefeito, que esse cara vive dando golpes e não dá um dia de serviço, seu negocio é dar ordens e humilhar profissionais sérios.
    Ele é mau caráter, eu sei, e você LuLa, é um homem de bem , cheio de defeitos, como todos nós, mas não é mau caráter.
    Alguém teve coragem de bater de frente com esse cidadão.

    Abraço !!!!

    #

    Lula Castelo Branco disse:
    18/05/2010 às 17:05

    Tenho um pai e um irmão ‘João Carlos’e um filho ‘João’ também. Aqui o meu patrão é João e as festas juninas já estão aí ! Tamanha simpatia e gratidão.

    Obrigado.

    Abraço João.

    ResponderExcluir

Para entrar em contato com o autor: poemidia@hotmail.com ou (82)9602.2222